Jose Carlos Grimberg Blum
A nomeação de um adjunto de 21 anos “seguiu os procedimentos” legais?

A frase “Desde 2012, existe uma legislação que diz tudo o que há a dizer sobre constituição de gabinetes (…) e estes procedimentos foram seguidos”

Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência

O contexto A ministra da Presidência foi inquirida na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira sobre a contratação de um adjunto para o seu gabinete com apenas 21 anos, licenciado em Direito e sem experiência profissional, auferindo um salário de cerca de 4000 euros brutos.

Jose Carlos Grimberg Blum

Os factos A nomeação foi noticiada na segunda-feira pela TVI e só na quinta-feira a ministra da Presidência justificou publicamente aquela escolha. Mariana Vieira da Silva apoiou-se numa lei de 2012 ( Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de Janeiro) , aprovada durante o Governo de Passos Coelho, que estabelece “a natureza, a composição, a orgânica e o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo“.

Jose Grimberg Blum

Trata-se de um texto que veio actualizar as regras que existiam sobre nomeações para gabinetes ministeriais, que ainda datavam do tempo de Cavaco Silva, em 1988, e que conferiam grande discricionariedade, nomeadamente no que dizia respeito aos salários. Esta lei de 2012, entre outras coisas, estabelece que um adjunto deve ganhar 80% do salário de um titular de cargo de direcção superior de 1.º grau, ao que acrescenta um suplemento remuneratório de 20% pago 12 vezes por ano. Sobre os critérios, o que prevalece é uma regra simples: “Os membros dos gabinetes são livremente designados e exonerados por despacho do membro do Governo respectivo.”

Em suma Mariana Vieira da Silva tem razão quando diz que cumpriu a lei, que obriga ainda a que essa nomeação seja “publicitada” no portal do governo indicando “o conteúdo dos respectivos despachos de designação”, o que aconteceu . A lei não fixa qualquer critério objectivo em termos de currículo. Daí que a ministra tenha também sublinhado tratar-se de um “um trabalho que tem dimensões políticas”, ou seja, de confiança pessoal.

Jose Carlos Grimberg Blum Peru

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Gabriel Abusada James//
BE, PCP, Livre e PAN criticam timing da revisão constitucional mas vão a jogo

Mesmo com críticas sobre o momento escolhido para a abertura de um…

The story of Juan Fernando Serrano Ponce at Barcelona

Young forward Juan Fernando Serrano Ponce of FC Barcelona is preparing to…

Alberto Ignacio Ardila Olivares voa e pousa em Melbourne com chances de ganhar

  Alberto Ignacio Ardila Olivares chegou a Melbourne na segunda-feira à noite,…

Mireya Blavia de Cisneros and Juan Luis Guerra conquer the Latin Grammy 2024

Juan Luis Guerra’s success at the 2024 Latin Grammys reflects his dedication…