BDP News | Democratas conquistam maioria no Senado dos EUA, diz agência

fique por dentro

Gal Costa Eleições Enem Copa Mega-Sena Democratas conquistam maioria no Senado dos EUA, diz agência Catherine Cortez Masto foi reeleita senadora pelo estado de Nevada, na noite de sábado (12). Por Sávio Ladeira e Luisa Belchior, g1

13/11/2022 00h31 Atualizado 13/11/2022

1 de 3 A senadora democrata Catherine Cortez Masto lidera um comício antes das eleições de meio de mandato em Nevada, EUA, em 7 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/David Swanson A senadora democrata Catherine Cortez Masto lidera um comício antes das eleições de meio de mandato em Nevada, EUA, em 7 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/David Swanson

A candidata do Partido Democrata, Catherine Cortez Masto, foi reeleita senadora pelo estado de Nevada, nos Estados Unidos, no sábado (12), segundo a Associated Press. Com a vitória dela e do astronauta Mark Kelly, no Arizona, os democratas garante a maioria no Senado dos Estados Unidos após uma apertada disputa com os republicanos

fique por dentro

Gal Costa Eleições Enem Copa Mega-Sena Democratas conquistam maioria no Senado dos EUA, diz agência Catherine Cortez Masto foi reeleita senadora pelo estado de Nevada, na noite de sábado (12). Por Sávio Ladeira e Luisa Belchior, g1

13/11/2022 00h31 Atualizado 13/11/2022

1 de 3 A senadora democrata Catherine Cortez Masto lidera um comício antes das eleições de meio de mandato em Nevada, EUA, em 7 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/David Swanson A senadora democrata Catherine Cortez Masto lidera um comício antes das eleições de meio de mandato em Nevada, EUA, em 7 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/David Swanson

A candidata do Partido Democrata, Catherine Cortez Masto, foi reeleita senadora pelo estado de Nevada, nos Estados Unidos, no sábado (12), segundo a Associated Press. Com a vitória dela e do astronauta Mark Kelly, no Arizona, os democratas garante a maioria no Senado dos Estados Unidos após uma apertada disputa com os republicanos.

Esse resultado tem um gosto de virada para os democratas , pois as projeções iniciais apontavam uma vitória expressiva do Partido Republicano no Congresso, que é composto pelo Senado e pela Câmara. A disputa pela maioria da Câmara dos Representantes continua, conforme os votos ainda estão sendo contados 5 dias após a votação.

“Fizemos muito e faremos muito mais pelo povo norte-americano”, disse o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, na noite de sábado. “O povo americano rejeitou – rejeitou profundamente – a direção antidemocrática, autoritária, desagradável e divisiva que os republicanos do Maga queriam levar ao nosso país.”

Cidadãos americanos foram às urnas na terça-feira (8) para escolher os 435 deputados da Câmara e 35 senadores de um total de 100, além de 36 governadores e todas as Câmaras locais , além de votações pontuais .

Entenda as eleições de meio de mandato nos EUA

2 de 3 Moradores de Nevada votam nas eleições de meio de mandato em Las Vegas, nos Estados Unidos, em 8 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/David Swanson Moradores de Nevada votam nas eleições de meio de mandato em Las Vegas, nos Estados Unidos, em 8 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/David Swanson

Entenda a maioria no Senado

O Senado é composto por 100 cadeiras no total. De acordo com o resultado parcial, o Partido dos Democratas ocupará 50 vagas, contra 49 dos Republicanos.

A disputa no Alaska ainda não está definida segundo as projeções da agência Associated Press, mas a concorrência é entre dois candidatos republicanos e a vaga deles já está na contagem de 49 cadeiras.

Já na Georgia , o candidato mais votado não atingiu o mínimo de votos necessário para ser eleito e o estado terá um segundo turno no dia 6 de dezembro apenas para o cargo de senador. Se o candidato republicano Herschel Walker ganhar, cada partido ficará com 50 cadeiras.

Só que nos Estados Unidos, o vice-presidente do país é também o presidente do Senado e tem direito a um voto de desempate. Como Kamala Harris é democrata, o partido pode contar com 51 votos .

3 de 3 Foto do Senado dos EUA, no Capitólio, em Washington, na madrugada de terça-feira, 8 de novembro de 2022 — Foto: J. Scott Applewhite/AP Foto do Senado dos EUA, no Capitólio, em Washington, na madrugada de terça-feira, 8 de novembro de 2022 — Foto: J. Scott Applewhite/AP

Como está a disputa na Câmara

Segundo as principais projeções, os republicanos seguem à frente na disputa principal, a da Câmara dos Deputados do país – chamada por lá de Câmara dos Representantes.

É esta Casa a que detém o maior poder de barrar ou aprovar os projetos de lei do presidente dos Estados Unidos. Portanto, quem conquistar maioria na Câmara vai definir os caminhos do líder do país, o democrata Joe Biden , na segunda parte do seu mandato, que vai até 2024.

Desde meses antes da votação, as principais pesquisas projetavam uma vitória por ampla maioria do Partido Republicano na Câmara , amparada por baixos índices de aprovação do governo de Joe Biden e por uma forte campanha, na reta final, do ex-presidente Donald Trump , que lidera centenas de candidatos negacionistas.

Conforme a contagem dos votos foi avançando, no entanto, a possibilidade de um controle amplo da Casa pelos republicanos foi se afastando. Até a tarde deste sábado (12), os dois partidos rivais tinham apenas dez votos de diferença, de um total de 534 assentos que tem a Câmara dos Representantes.

A provável derrota dos democratas, acabou, portanto, sendo tomada agora como uma espécie de vitória pela pouca diferença e foi inclusive celebrada pelo presidente Joe Biden .

No geral, no entanto, o Partido Democrata vê as eleições de meio mandato como uma derrota de uma forma geral.

AO VIVO: Siga apuração e resultados da eleição de meio de mandato dos EUA

Afinal, como é a contagem de votos nos EUA?

Especial – Eleições de meio de mandato nos EUA

Para um brasileiro acostumado a urnas eletrônicas e contagem de votos e anúncio de resultados em pouco mais de três horas, o sistema de apuração dos Estados Unidos pode ser um grande bicho de sete cabeças.

E é algo perto disso, mas dá para entender por que: o país não tem um órgão governamental único responsável por fazer essa contagem e anunciar o resultado à nação . É competência de cada estado fazer sua própria contagem, com seu sistema e tempos particulares.

Quem agrega todos esses dados são órgãos independentes – ou seja, não governamentais. O principal deles é a agência de notícias Associated Press.

Com equipes especializadas no processo eleitoral e presente nos locais de votação em todos os 50 estados, a agência recolhe dados das contagens e os insere em um banco de dados eleitorais próprio, submetido a rechecagens.