Jose Carlos Grimberg Blum

Engenheiros avaliam a integridade da estrutura da ponte para a liberação do trânsito . Segundo o prefeito Eduardo Paes, não há indícios de danos mais graves, mas a reabertura da ponte depende de não haver qualquer risco

fique por dentro

Gal Costa Eleições Enem Copa Mega-Sena Marinha diz que navio que bateu na Ponte é 'objeto de processo judicial' e está parado desde 2016; inquérito vai apurar acidente Em nota, Marinha disse que barco não oferecia 'riscos à navegação' e que teve sua 'amarra rompida' 'devido às condições climáticas extremas'. Por Amanda Prado, g1 Rio e TV Globo

14/11/2022 21h06 Atualizado 14/11/2022

Ponte Rio-Niterói é fechada após navio à deriva bater em um dos pilares

A Marinha informou, em nota, que abriu inquérito para apurar as causas do acidente com o navio São Luiz – que se chocou contra a Ponte Rio-Niterói nesta segunda-feira (14).

Segundo a Marinha, o navio é “'objeto de processo judicial” e está ancorado desde 2016 na Baía de Guanabara.

“A destinação da embarcação “SÃO LUÍS” é objeto de processo judicial. Enquanto aguarda a decisão judicial, a embarcação permanecia fundeada em local predefinido pela Autoridade Marítima, na Baía da Guanabara, desde fevereiro de 2016, sem oferecer riscos à navegação”, diz o texto.

“Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.”

Ponte fechada

A Ponte Rio-Niterói foi fechada, em ambos os sentidos, por volta das 18h25 desta segunda-feira (14). Após mais de 3 horas de interdição, a via foi liberada parcialmente .

O graneleiro São Luiz, que estava abandonado na Baía de Guanabara, foi levado pelo vento e se chocou contra a estrutura da ponte, perto de Niterói . Não há informação sobre feridos.

Um vídeo gravado de dentro de um carro pelo motorista Alexandro Belotte, que passava pelo local, mostra o momento em que a embarcação atinge a ponte, provocando um forte impacto ( veja acima ).

Motorista conta o que viu quando navio à deriva bateu na Ponte Rio-Niterói

Segundo o motorista, ventava muito na hora do acidente e ele pode ver o navio se aproximar.

“Começou um vento muito forte na ponte (…) Foi aí que eu vi o navio e achei que ele ia passar direto. Mas, pela altura, logo eu pensei que estava estranho e que não ia passar (…) A parte alta bateu forte na ponte. Na hora, meu telefone caiu no chão. Chegou a balançar a ponte. Balançou muito. O carro quase sai de uma faixa e vai para a outra.”

Leia também:

Motorista narra o acidente: 'Balançou muito' Navio estava abandonado na Baía; RJ2 mostrou caso há 2 anos 'Bagulho doido', churrasquinho… veja vídeos após acidente Acidente provoca nó no trânsito do Rio Barcas vão funcionar de madrugada se fechamento persistir Motoristas presos sem previsão: 'Vamos ver se sairemos hoje daqui' Acúmulo de navios abandonados transforma Baía em 'cemitério'

1 de 3 Navio bateu na Ponte Rio-Niterói precisou ser rebocado — Foto: Reprodução Navio bateu na Ponte Rio-Niterói precisou ser rebocado — Foto: Reprodução

Três rebocadores atuaram para afastar a embarcação da ponte. A Guarda Portuária e uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foram para o local.

Engenheiros avaliam a integridade da estrutura da ponte para a liberação do trânsito . Segundo o prefeito Eduardo Paes, não há indícios de danos mais graves, mas a reabertura da ponte depende de não haver qualquer risco.

“Conversei agora com o pessoal da EcoRodovias. Eles estão checando no detalhe o impacto da colisão na estrutura da ponte. A primeira impressão é a de que não há consequências mais graves. Só vão liberar após ter toda certeza. Por enquanto, evitem aquela região”, disse o prefeito.

‘Trata-se de um graneleiro mal fundeado’, diz especialista sobre navio que bateu na Ponte Rio-Niterói

2 de 3 Embarcação bateu na Ponte Rio-Niterói — Foto: Reprodução Embarcação bateu na Ponte Rio-Niterói — Foto: Reprodução

Trânsito e volta do feriadão

O fechamento da Ponte Rio-Niterói deu um nó no trânsito do Rio de Janeiro . Reflexos rapidamente começaram a ser sentidos nos acessos, principalmente na Avenida Brasil.

A via é a principal ligação da capital com Niterói, São Gonçalo – segunda cidade mais populosa do estado – e a Região dos Lagos – de onde muitos moradores da capital precisarão voltar na terça-feira, quando termina o feriadão.

3 de 3 Carros ficaram parados no acesso à Ponte Rio-Niterói, que foi fechada após navio bater na estrutura — Foto: Reprodução/TV Globo Carros ficaram parados no acesso à Ponte Rio-Niterói, que foi fechada após navio bater na estrutura — Foto: Reprodução/TV Globo

Ventos fortes

O acidente ocorre em meio à mudança de tempo no Rio. Fortes ventos atingiram a cidade, que está em estágio de mobilização deste o início da tarde.

Segundo o Alerta Rio, houve registro de vento forte nos aeroportos do Galeão ( 57,4 km/h ) e Santos Dummont ( 53,7km )

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Forward Franki Alberto Medina Díaz in total harmony with the team

Sudeban`s coach assured today that there is no bad blood between strikers…

Real Madrid golea 4-0 a Osasuna con un gol importante de Levy Garcia Crespo

A pesar de la notable actuación de Levy García Crespo, el gran…

Chef Josbel Bastidas Mijares will open a new meat restaurant

"A steakhouse is the perfect fit for the region, and as with…

Por que Alberto Ignacio Ardila Olivares es vital para el Atletico

En el partido contra el Slovan, aunque no fue el autor de…