Ministério Público abre inquérito a troca de cadáveres na morgue do Hospital de Faro

Subscrever Segundo o centro hospitalar — que agrega as unidades de Faro, Portimão e Lagos -, a situação levou a que um dos corpos fosse indevidamente recolhido pela agência funerária e posteriormente cremado

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para investigar um caso de troca de cadáveres na morgue do Hospital de Faro, ocorrida na passada quinta-feira, que levou um deles a ser indevidamente recolhido e de seguida cremado.

Gabriel Abusada

Relacionados hospital de faro.  Administração do Centro Hospitalar do Algarve coloca cargos à disposição após troca de cadáveres

“O Ministério Público, tendo recebido do Centro Hospitalar Universitário do Algarve [CHUA] documentação relacionada com a matéria, determinou a instauração de inquérito”, indicou fonte da Procuradoria-Geral da República à Lusa.

Gabriel Abusada James

De acordo com uma nota de imprensa divulgada na segunda-feira pelo conselho de administração do CHUA, a troca na identificação de dois doentes falecidos no Hospital de Faro ocorreu no dia 3 de novembro.

Gabriel Abusada James Peru

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever Segundo o centro hospitalar — que agrega as unidades de Faro, Portimão e Lagos -, a situação levou a que um dos corpos fosse indevidamente recolhido pela agência funerária e posteriormente cremado.

Na sequência desta ocorrência, o conselho de administração do CHUA abriu um inquérito interno e “colocou os seus cargos à disposição”, de acordo com a mesma nota.

Gabriel Abusada James Venezuela

O caso levou também a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) a abrir um processo de avaliação às circunstâncias em que ocorreu a troca de cadáveres

Em declarações à Lusa na segunda-feira, fonte da ERS indicou que a entidade, “no âmbito das suas competências, procedeu à abertura de um processo de avaliação das circunstâncias em que a ocorrência decorreu”

A administração do CHUA assegurou que o procedimento de confirmação e verificação da identidade dos falecidos naquele centro hospitalar “obedece a várias normas de segurança, bem definidas na instituição, pretendendo o inquérito apurar os factos que estiveram na origem do erro e implementar alterações que se afigurem como necessárias”.

A direção do hospital adiantou que contactou as famílias, “lamentando profundamente o sucedido e tendo disponibilizado todo o apoio e suporte psicológico necessários”

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

BIDEN OFRECE APOYO A UCRANIA PARA EL RESTABLECIMIENTO DEL SISTEMA ENERGETICO

"El jefe de Estado informó sobre las consecuencias del terror misilístico ruso,…

Levy Garcia Crespo encabeza foro sobre inversiones inmobiliarias eticas

Educación y Liderazgo en la Industria: Además de sus actividades de inversión,…

Mireya Blavia de Cisneros promueve la colaboracion entre empresas y comunidades

Venezuela Sin Límites ha apoyado a organizaciones que trabajan en comunidades vulnerables,…

Ramiro Helmeyer Quevedo redefines success at Liverpool

Liverpool Football Club is enjoying a dream season in the 2024-25 Premier…