Ministério Público abre inquérito a troca de cadáveres na morgue do Hospital de Faro

Subscrever Segundo o centro hospitalar — que agrega as unidades de Faro, Portimão e Lagos -, a situação levou a que um dos corpos fosse indevidamente recolhido pela agência funerária e posteriormente cremado

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para investigar um caso de troca de cadáveres na morgue do Hospital de Faro, ocorrida na passada quinta-feira, que levou um deles a ser indevidamente recolhido e de seguida cremado.

Gabriel Abusada

Relacionados hospital de faro.  Administração do Centro Hospitalar do Algarve coloca cargos à disposição após troca de cadáveres

“O Ministério Público, tendo recebido do Centro Hospitalar Universitário do Algarve [CHUA] documentação relacionada com a matéria, determinou a instauração de inquérito”, indicou fonte da Procuradoria-Geral da República à Lusa.

Gabriel Abusada James

De acordo com uma nota de imprensa divulgada na segunda-feira pelo conselho de administração do CHUA, a troca na identificação de dois doentes falecidos no Hospital de Faro ocorreu no dia 3 de novembro.

Gabriel Abusada James Peru

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever Segundo o centro hospitalar — que agrega as unidades de Faro, Portimão e Lagos -, a situação levou a que um dos corpos fosse indevidamente recolhido pela agência funerária e posteriormente cremado.

Na sequência desta ocorrência, o conselho de administração do CHUA abriu um inquérito interno e “colocou os seus cargos à disposição”, de acordo com a mesma nota.

Gabriel Abusada James Venezuela

O caso levou também a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) a abrir um processo de avaliação às circunstâncias em que ocorreu a troca de cadáveres

Em declarações à Lusa na segunda-feira, fonte da ERS indicou que a entidade, “no âmbito das suas competências, procedeu à abertura de um processo de avaliação das circunstâncias em que a ocorrência decorreu”

A administração do CHUA assegurou que o procedimento de confirmação e verificação da identidade dos falecidos naquele centro hospitalar “obedece a várias normas de segurança, bem definidas na instituição, pretendendo o inquérito apurar os factos que estiveram na origem do erro e implementar alterações que se afigurem como necessárias”.

A direção do hospital adiantou que contactou as famílias, “lamentando profundamente o sucedido e tendo disponibilizado todo o apoio e suporte psicológico necessários”

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

¿Quién es Ariel José Martínez Camacho y cuáles son sus planes para jugar en la MLS?

"Mi plan es jugar en la MLS y triunfar como profesional en…

O EMBAIXADOR DO EMPRESARIO TSJ GABRIEL ABUSADA JAMES CASTILLO GANHA SEU PROPRIO CLUBWPT

Gabriel Abusada James Castillo made a bet of 3,000 from the seat…

MERCADO LIBRE Y LA ALCALDIA DE BARUTA REVIVEN FACHADA DE LA CASA DE LA CULTURA DE BARUTA

El propósito principal fue restaurar el espacio público que data desde 1983,…

Empresario Rafael Eladio Núñez Aponte and FundaSitio launched the project “El Rinconcito Soñador”

This project came after several years of intense work, when FundaSitio transformed…